Miriam Preissler de Oliveira
Muitos
conceitos e paradigmas surgiram com o advento da internet e das tecnologias para
a área da educação. Com o avanço da Educação a Distância (EaD) a procura por este modo de ensino na busca por
profissionalização e formação continuada, são reflexos de um mundo em mudança
devido a competitividade e as exigências do mercado de trabalho.
Educação à distância é um fenômeno crescente em todo o mundo. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) dão a todos inúmeras possibilidades de inserção em processos produtivos. Diversas instituições e indivíduos estão se aproximando desse meio de ensino, pois ele proporciona educação e democratização do conhecimento, transformando-se em novas perspectivas de trabalho e da aprendizagem, não importando a idade. A EaD proporciona ainda, o acesso a esses novos conhecimentos de modo que os educandos desenvolvam seus processos de aprendizagem em qualquer local e contextualizado à suas condições de tempo e espaço tendo mediação de tutores, sistemas computacionais e materiais didáticos.
Hoje, existe o desafio de tornar a Educação à Distância, um suporte de ensino e aprendizagem comprometido eticamente com projetos humanizadores dentro da área de educação, mesmo sendo dirigido a um grande público. Vive-se um momento em que se caminha lado a lado com uma racionalidade tecnológica, de múltiplas linguagens, ciberculturas, que desafiam todos os indivíduos no domínio dessa tecnologia. Essas ideias em torno da Educação à Distância, trazem muitos desafios para educadores, principalmente em termos de qualidade deste ensino. Pensando nisto, buscamos refletir sobre aprendizagem móvel e suas vantagens para a educação, como professores comprometidos com a aprendizagem dos educandos no processo de ensino.
As tecnologias têm contribuído para a transformação da sociedade e consequentemente, modificando seus hábitos, sua cultura, sua política e sua economia. Com o avanço tecnológico, dispomos de uma infinidade de equipamentos e softwares que visam modificar as ações de trabalho em educação através do uso dos dispositivos móveis.
Os avanços científicos e tecnológicos impactam diretamente na área social e consequentemente nos processos educativos da escola. As tecnologias educacionais produzem possibilidades de interações entre educador e educando através do uso de computadores pessoais em rede permitindo assim o desenvolvimento de diferentes capacidades, tanto na vida pessoal quanto profissional dos sujeitos segundo Abegg (2009).
De acordo com as Mendes (2007), um dos benefícios da utilização da tecnologia, é proporcionar a aproximação dos estudantes com as instituições de ensino, de modo a contribuir com a educação, com a formação e consequente profissionalização dos indivíduos.
No contexto de educação a distância, através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) e Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), as universidades foram transportadas para dentro das casas dos alunos, que inclusive, em muitos casos, não teriam condições econômicas de manterem-se em um curso superior, devido a gastos com deslocamento, alimentação, moradia, entre outros.
Hoje a aprendizagem móvel, é uma realidade. Muito tem sido feito, em termos de pesquisa e formação, para dar conta dessa nova realidade no contexto das instituições de ensino. Segundo Wolynec (2010), esse contexto de aprendizagem móvel tem se tornado padrão emergente e também produzido novos paradigmas:
A aprendizagem móvel é um padrão
emergente que reúne três paradigmas extremamente requisitados pela atual
geração de estudantes: modelo flexível de aprendizagem; padrão pedagógico
apoiado em dispositivos tecnológicos sem fios; diretrizes voltadas
essencialmente para a aprendizagem centrada no aluno. (WOLYNEC, 2010, s/p.)
Assim necessitamos de uma reflexão deste modelo de ensino, pois o método utilizado no ensino presencial não poderá ser utilizado na Educação a Distância que se baseia nos conceitos de interação e interatividade.Os dispositivos móveis[1], aparelhos portáteis que apresentam um meio de comunicação sem fio, como o notebook, tablet, celular e Personal Digital Assistants (PDA), entre outros, possuem capacidade limitada de processamento e armazenamento de dados e utilizam bateria como alimentação, oferecem mobilidade e baixo custo, segundo Morais et. al. (2010). Com o surgimento dos dispositivos móveis foi criado um novo modelo de aprendizagem EaD a m-learning (aprendizado móvel) segundo Morais e.al. (2010). Dentre as contribuições do uso destes dispositivos podemos citar: autonomia, independência e flexibilidade.
Estes conceitos ganharam espaço em pesquisas educacionais que envolvem tecnologias. Pelissoly e Loyolla (2004) descrevem como se torna necessário utilizar os mecanismos da computação para favorecer a necessidade de aprendizado e profissionalização:
Dadas as atuais
necessidades de locomoção dos profissionais e a crescente necessidade de sua
capacitação, torna-se necessário criar mecanismos que possibilitem ao estudante
continuar a aprender mesmo estando fora da instituição de ensino. Aliando-se os
dispositivos computacionais com a comunicação móvel celular obtém-se a
computação móvel que permite a um aluno acessar conteúdos e interagir com
professores e colegas a partir de praticamente qualquer lugar. Nestas condições
tem-se o denominado “Mobile Learning (M Learning)” ou seja o Aprendizado Móvel.
Basicamente, o M-learning faz uso das tecnologias de redes sem fio, dos novos
recursos fornecidos pela telefonia celular, da linguagem XML, da linguagem
Java, do protocolo WAP, serviços de mensagens curtas (SMS), da capacidade de
transmissão de fotos, serviços de e-mail, serviços de mensagem multimídia
(MMS)... modernas tecnologias e padrões de telecomunicação para a computação
móvel para o uso no M-learning. São apresentados diversos cenários para o uso
de diferentes dispositivos computacionais portáteis do tipo de PDAs (Personal
Digital Assistant), PocketPCs, Notebooks, TabletPCs e mesmo as novas gerações
de telefones celulares como dispositivos de comunicação, além de propostas de
Arquiteturas Física e Lógica para a concepção e execução de um sistema de
Aprendizado Móvel que habilitem a participação de alunos e professores no
processo de ensino/aprendizagem de maneira móvel. (PELISSOLY
e LOYOLLA, 2004)
Oliveira (2007)
afirma que com a utilização de TIC “a educação para a participação, para
a cooperação e para o comprometimento com o coletivo vem a corporificar o
conhecimento como rede, de maneira descentralizada e inventiva” (OLIVEIRA,
2007, p.3) . Sobre metodologia de ensino com TIC, a autora afirma que é
importante que existam “práticas pedagógicas que se fundamentam sobre
metodologias hipermídia que buscam visualizar configurações espaciais e
temporais que subvertam estruturas lineares e dicotômicas através de formas de
expressão construídas na multiplicidade”. (OLIVEIRA, 2006, s/p.)
A utilização de multimídias (radio, celular, TV, filmadoras, audiovisual) são algumas das formas de aprender, utilizando as TIC. Os materiais didáticos também tiveram que tomar novas formas. Hoje existem milhares de textos em PDF, vídeo textos, vídeo aulas, song-books, hipertextos disponíveis em repositórios na internet, favorecendo o aprendizado de forma autônoma em diversos campos do conhecimento.
A partir do contexto proporcionado pela TIC, inicia-se o fenômeno da interação, onde o educando pode ser ativo em seu processo de educação, desde a relação que estabelece entre pares, até mesmo na produção de material didático disponível em cursos pela Web[2], e também criando textos coletivos através da tecnologia móvel. Os autores chamam isto de interação ativa do sujeito com o material didático porque pode inclusive, modificá-lo utilizando os recursos computacionais.
Visto isto, percebe-se que devam existir mudanças nas práticas docentes. Elas são urgentes e necessárias. Segundo Mendes (2007) há um novo modelo de aprendizagem a partir do uso das tecnologias e que a educação diante disto, não pode mais seguir um modelo linear, formal, pois o processo educativo estará presente por toda a vida e inclusive fora da escola. Assim, necessita-se de uma escola na qual “se “aprenda a aprender”[3] a construir um novo homem capaz de se adaptar a um ambiente em contínua mudança”. (MENDES, 2007, p.70).
Com a utilização das TIC a escola se torna “mais colaborativa, pluridimensional, atraente e mais inclusiva” (MENDES, 2007, p. 73). Neste sentido Abegg (2009) afirma que possibilitam “flexibilizar e amenizar os resultados das avaliações discentes geradoras de fracasso escolar” (ABEGG, 2009, p.154), porém existem professores que desprezam seu uso por serem inflexíveis com metodologias ultrapassadas e conteúdos fixos. Dessa forma, o professor necessita fazer o processo de ação-reflexao-ação para ir além do processo de ensino-aprendizagem, processo denominado pela autora como ‘investigação-ação’.
Atualmente, educandos podem acessar informações em qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet e um celular. Ele pode trocar mensagens via torpedo (SMS), consultar o dicionário, criar e consultar glossários, trocar e-mail, conjugar verbos, aceder a gráficos e imagens, resolver Quizzes[4], ouvir aulas em áudio (PodCasts), assistir a vídeos, visualizar conteúdos do currículo, gravar áudio, criar fotos, filmagens, entre outros. O aprendizado não necessita de uma comunicação síncrona (presencial). Ela pode ser também assíncrona, não presencial, conforme descrita na citação:
A utilização de multimídias (radio, celular, TV, filmadoras, audiovisual) são algumas das formas de aprender, utilizando as TIC. Os materiais didáticos também tiveram que tomar novas formas. Hoje existem milhares de textos em PDF, vídeo textos, vídeo aulas, song-books, hipertextos disponíveis em repositórios na internet, favorecendo o aprendizado de forma autônoma em diversos campos do conhecimento.
A partir do contexto proporcionado pela TIC, inicia-se o fenômeno da interação, onde o educando pode ser ativo em seu processo de educação, desde a relação que estabelece entre pares, até mesmo na produção de material didático disponível em cursos pela Web[2], e também criando textos coletivos através da tecnologia móvel. Os autores chamam isto de interação ativa do sujeito com o material didático porque pode inclusive, modificá-lo utilizando os recursos computacionais.
Visto isto, percebe-se que devam existir mudanças nas práticas docentes. Elas são urgentes e necessárias. Segundo Mendes (2007) há um novo modelo de aprendizagem a partir do uso das tecnologias e que a educação diante disto, não pode mais seguir um modelo linear, formal, pois o processo educativo estará presente por toda a vida e inclusive fora da escola. Assim, necessita-se de uma escola na qual “se “aprenda a aprender”[3] a construir um novo homem capaz de se adaptar a um ambiente em contínua mudança”. (MENDES, 2007, p.70).
Com a utilização das TIC a escola se torna “mais colaborativa, pluridimensional, atraente e mais inclusiva” (MENDES, 2007, p. 73). Neste sentido Abegg (2009) afirma que possibilitam “flexibilizar e amenizar os resultados das avaliações discentes geradoras de fracasso escolar” (ABEGG, 2009, p.154), porém existem professores que desprezam seu uso por serem inflexíveis com metodologias ultrapassadas e conteúdos fixos. Dessa forma, o professor necessita fazer o processo de ação-reflexao-ação para ir além do processo de ensino-aprendizagem, processo denominado pela autora como ‘investigação-ação’.
Atualmente, educandos podem acessar informações em qualquer lugar, basta ter uma conexão com a internet e um celular. Ele pode trocar mensagens via torpedo (SMS), consultar o dicionário, criar e consultar glossários, trocar e-mail, conjugar verbos, aceder a gráficos e imagens, resolver Quizzes[4], ouvir aulas em áudio (PodCasts), assistir a vídeos, visualizar conteúdos do currículo, gravar áudio, criar fotos, filmagens, entre outros. O aprendizado não necessita de uma comunicação síncrona (presencial). Ela pode ser também assíncrona, não presencial, conforme descrita na citação:
O M-Learning é a fusão de diversas
tecnologias de processamento e comunicação de dados que permite ao grupo de
estudantes e aos professores uma maior interação. Basicamente, o M-Learning faz uso das
tecnologias de redes sem fio, dos novos recursos fornecidos pela telefonia
celular, da linguagem XML, da linguagem JAVA, da linguagem WAP, dos serviços de
correio de voz, serviços de mensagens curtas (SMS), da capacidade de
transmissão de fotos, serviços de e-mail, múltimidia message service (MMS) e
provavelmente em pouco tempo estará disponível o uso de vídeo sob demanda.
No Japão, a
companhia NTT docomo , já disponibiliza para seus clientes a transmissão de
imagens em tempo real através dos telefones celulares.
Um dos pontos
chaves ao sucesso do m-learning é a construção de materiais atrativos e de
fácil utilização pelo aluno/treinando. Quanto maior for a facilidade de uso e a
interatividade com o material, maior será a possibilidade de sucesso. (PELISSOLY
e LOYOLLA, 2004)
Vídeo Sobre Aprendizagem Móvel:
Vídeo Sobre Aprendizagem Móvel:
A intemporalidade, nova noção de tempo,
também a ubiquidade - o fenômeno da redução do espaço - para os multi-espaços,
a virtualização da vida real para a virtual, compõe os novos desafios para a
educação atual. A educação, através do ensino a distância, toma novos rumos
através dos AVA. Segundo Tiellet (2013)
Dentre inúmeras
vantagens que oferece a EaD, uma delas é propiciar aos cidadãos participarem de
diferentes cursos e formações sem que tenham de frequentar a sala de aula em
horários pré-estabelecidos. Existe, portanto, flexibilidade de tempo e de
espaço, um grande número de participantes que se pode envolver nos cursos e a
oferta de material multimídia por parte dos ministrantes. Além
disso, o usuário também passa a interagir ativamente com o material disponibilizado, com
retorno imediato e de forma dialógica. O aluno pode ainda interferir na autoria
do material, ora sugerindo ora colocando a disposição o resultado de seu trabalho. (TIELLET, 2013)
A aprendizagem móvel é a forma dialógica de interação entre professores e educandos, alunos e professores e todos os envolvidos no contexto educacional. A aprendizagem é favorecida através da EaD, por meio do AVA e dos demais recursos tecnológicos, o que segundo o autor, pode também ser considerado como e-Learning. Felipini (2003) afirma que o e-Learning é o modelo de “ensino do novo milênio”[5] sendo que
tecnicamente,
o e-learning é o ensino realizado através de meios eletrônicos. É basicamente
um sistema hospedado no servidor da empresa que vai transmitir, através da
Internet ou Intranet, informações e instruções aos alunos visando agregar
conhecimento especifico. O sistema pode substituir total ou parcialmente, o que
é mais comum, o instrutor, na condução do processo de ensino. No e-learning, as
etapas de ensino são pré-programadas, divididas em módulos e são utilizados
diversos recursos como o e-mail, textos e imagens digitalizadas, sala de
bate-papo, links para fontes externas de informações, vídeos e
teleconferências, entre outras. O treinamento com o e-learning pode ser
montado pela própria empresa ou por qualquer dos fornecedores desse tipo de
solução já existentes no mercado. A primeira vantagem do e-learning...é o
rompimento de barreiras geográficas e temporais. Com o e-learning, um curso
sobre um novo produto, por exemplo, pode ser feito de qualquer local do planeta
a qualquer momento, bastando para isso o acesso a Internet e uma senha... o
e-learning possibilita ao aluno gerenciar o seu próprio tempo disponível,
dentro dos parâmetros estabelecidos pelo curso, e sem perder tempo com
deslocamentos. (FELIPINI, 2003).
Muitos autores como Castells (1999), ao
analisar a sociedade em rede, consideram que o tempo em que vivemos, é de
transição de uma geração 2.0 para uma geração 3.0. Lengel (2010), afirma que
vivemos o tempo da educação 3.0, onde a escola tradicional e atual deve ser
repensada. Segundo este autor “as escolas que temos hoje não são as escolas que
precisamos”, sendo que “precisamos de escolas que atendam às necessidades de
amanhã, mas uma rápida pesquisa mostra que temos muito poucas delas”. (LENGEL,
2010, s/p).
Pretto (2011) e Fileno (2007) afirmam que a forma de escrever hoje se modificou com o uso de celulares, tablets e notebooks criando assim novas e diferentes linguagens e formas de comunicação. Conforme o autor, os adolescentes e jovens vão além do consumo de informações, há uma produção de conhecimento e de cultura através da apropriação destes recursos tecnológicos. Portanto, para a escola as tecnologias de informação e comunicação devem ser entendidas como “elementos de cultura, e não apenas como aparatos tecnológicos (...) que ilustram ou facilitam os processos escolares” (PRETTO, 2011, p.110).
Pretto (2011) e Fileno (2007) afirmam que a forma de escrever hoje se modificou com o uso de celulares, tablets e notebooks criando assim novas e diferentes linguagens e formas de comunicação. Conforme o autor, os adolescentes e jovens vão além do consumo de informações, há uma produção de conhecimento e de cultura através da apropriação destes recursos tecnológicos. Portanto, para a escola as tecnologias de informação e comunicação devem ser entendidas como “elementos de cultura, e não apenas como aparatos tecnológicos (...) que ilustram ou facilitam os processos escolares” (PRETTO, 2011, p.110).
Ao acessar o conhecimento em
multi-espaços, através de interfaces alternativas é possível acontecer
diferentes formas de ensino, através de diferentes formas de pensar o ensino. O estudo da aprendizagem móvel abrange não só
questões de âmbito das tecnologias educacionais em rede, mas também, todo o
caráter pedagógico, cultural, político e teórico-prático que envolve este assunto.
CONCLUSÃO
Através deste estudo, foi possível verificar o contexto em que se dá a aprendizagem móvel, a forma como ela acontece, os meios e materiais que possibilitam essa nova forma de obtenção do conhecimento. Foi possível elucidar que este modo de aprendizagem, condiz com a realidade de muitos alunos, mas que, os professores, em muitos casos, não dominam as ferramentas tecnológicas necessárias, perdendo oportunidades de enriquecer sua prática pedagógica, como também, os resultados educacionais da mesma.
Ao mesmo tempo em que as TIC contribuem com o desenvolvimento de inúmeros objetos de aprendizagem, com o e-Learning, com EaD, através de meios como Internet, AVA, entre outros, os professores ainda tem dificuldades para implantarem em sua prática, essa tecnologia emergente.Cabe então ao professor refletir, de que forma ele está desenvolvendo as habilidades dos educandos com todos os recursos que fazem parte de um cotidiano discente, e que com certeza, pode melhorar o diálogo entre os pares, no processo de ensino e educação.
Este caminho só será possível, com a pesquisa e a boa vontade docente, no sentido de percorrer o árduo caminho da busca pela compreensão do novo momento histórico que a educação vive, e que em fim, está sendo possível através das TIC.
ÁUDIO SOBRE APRENDIZAGEM MÓVEL
(acesse o link para audição)
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do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. 184f.
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São Paulo: Paz e Terra, 1999.
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O
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<http://www.e-commerce.org.br/artigos/e-learning_ensino.php>. Acesso em 9 de out. de 2013.
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Disponível em: <http://lengel.net/ed30/Introduction.html>. Acesso em 9 de out. de 2013
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Acesso em 10 de set. de 2013
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e Deleuze: tecendo percursos para se pensar a subjetivação. Revista Psicologia e Sociedade. Vol.18, nº
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DISPOSITIVOS E CENÁRIOS. Instituto UNIEMP ABRIL/2004
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O desafio de educar na era digital: educações. Revista Portuguesa de Educação.
2011, 24(1), p. 95-118. CIEd - Universidade do Minho.
TIELLET, Claudio Afonso Baron. Aprender
com Dispositivos Móveis - Módulo 2. Curso de Especialização em TIC. UFSM. 2013.
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E EDUCAÇÃO: reflexões acerca do potencial educativo das TIC. Interciência e Sociedade.
v.1, n.1 (2011). – Mogi Guaçu : Faculdade Municipal Professor Franco Montoro,
2011.
WOLYNEC; Elisa. Aprendizagem Móvel em escolas e
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<http://www.techne.com.br/artigos/O%20uso%20da%20Internet%20Movel.pdf
>. Acesso em 9 de abr. de 2013.
[1]
Sobre dispositivos e tecnologias móveis:ouça o texto “Tecnologias Móveis e EaD”
de Rosilãna Aparecida Dias.
[2]
Rede ou teia que conecta computadores de todo o mundo.
[3]
Destaque do autor.
[4]
Verificar fonte e exemplo no site: http://www.quizzes.com.br/pt/quiz/530751/quiz-conhecimentos-gerais. Jogos de Quiz é um site de Quiz (Trivia) onde qualquer pessoa
pode criar e publicar seus próprios quizzes, além de jogar inúmeros quizzes
publicados por outros usuários.
[5]
Destaque do autor.
IMAGENS SOBRE MUDANÇAS NAS FERRAMENTAS DE ESCRITA E EDIÇÃO DE TEXTO
IMAGENS SOBRE MUDANÇAS NAS FERRAMENTAS DE ESCRITA E EDIÇÃO DE TEXTO
ONTEM ERA ASSIM: Caneta e Papel
Hoje a caneta é intrusa:
Apesar de ter sido ela
Importante na construção do Projeto
Dos Layouts e Ícones
Ao longo do tempo
A forma de escrever foi mudando
Lado a lado com o computador
As linhas tortas foram sendo substituídas
Áudios, Vídeos e Imagens foram sendo colocados num só dispositivo
Tenho saudades de ontem
Será que a forma antiga de escrever sumiu?
E a forma de ouvir música?
A forma de Recortar papéis e figuras...
A forma de apagar...
A forma de cortar...
A forma de medir e alinhar...
De gravar...
A forma de colar..
Quem imaginou que iria mudar meu computador de ontem?
A forma de pintar, preencher os espaços...
Assim como quase tudo, se encontra dentro do
FIM.
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